Atendimento é prestado por equipe multidisciplinar
22/09/2022 – Você sabe como é a atuação do médico da família? Nesta segunda matéria sobre o serviço de Atenção Primária à Saúde (APS) oferecido pelo Programa TST-Saúde, vamos saber um pouco mais sobre o trabalho deste profissional e em quais situações devemos procurar este tipo de atendimento.
A APS é voltada, principalmente, para um atendimento mais abrangente com foco em uma medicina preventiva, tratando o indivíduo como um todo e não somente a doença.
O médico de família possui conhecimentos em clínica geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia. Acompanhar todo histórico de saúde permite que esse profissional resolva grande parte das necessidades do paciente. Além disso, o beneficiário conta com um atendimento prestado por uma equipe multidisciplinar, formada por enfermeiro, nutricionista, fisioterapeuta e psicólogo, propiciando o acompanhamento sob diversos enfoques.
Quando procurar
Mas quando você deve recorrer a esse profissional? A consulta de acolhimento com o médico da família é indicada para aquelas situações mais corriqueiras em nosso dia a dia, como:
- consultas de rotina;
- dores de ouvido, garganta e cabeça (cefaleia);
- vômitos, diarreia e febre;
- retiradas de pontos, curativos e aplicação de injeções;
- lavagem auditiva;
- exame do pré-diabético;
- avaliações nutricionais; e
- sessões de fisioterapia e psicoterapia.
Esses itens e outros mais fazem parte de um pacote de serviços contratado com a Clínica D.O.C, cujos detalhamentos constam no Termo de Adesão. A adesão ao Programa de Atenção Primária à Saúde do TST-Saúde não é obrigatória, não envolve taxas adicionais ou acréscimo de mensalidades e está disponível para todos os beneficiários (titulares e dependentes). A Clínica D.O.C Saúde Personalizada está localizada no Shopping DF Plaza, em Águas Claras.
Atendimento
Ao se consultar com médico da família, caso ele identifique a necessidade de um atendimento com especialista, será feito encaminhamento, por meio do preenchimento de um formulário de referência. O especialista recebe o documento, com todo o histórico de saúde, e realiza o atendimento. Depois, o formulário é devolvido ao médico da família, com as devidas observações e orientações, para que se prossiga no acompanhamento do paciente.
Pronto-socorro
Na ocorrência de sintomas que possam indicar infarto (fortes dores no peito), AVC ou derrame, intoxicações, fraturas e queimaduras, o ideal é buscar atendimento, o mais breve possível, em unidade de pronto-socorro ou hospital.
(Andrea Magalhães/GS)
Fonte: TST
Atenção Primária à Saúde: saiba em quais situações você deve procurar ajuda