Esse é terceiro tipo de tumor que mais mata no Brasil
10/04/2023 – O Tribunal Superior do Trabalho (TST) está iluminado com a cor azul em referência à campanha nacional de prevenção ao câncer de intestino. Para ampliar o alcance, monumentos, pontos turísticos e prédios das instituições que apoiam a campanha estão iluminados com a mesma cor, principalmente entre os dias 25 e 31 de março.
O câncer de intestino é o terceiro tipo de tumor que mais mata no Brasil, impondo sofrimento a milhares de pacientes e suas famílias todo ano. Embora seja prevenível com exames simples (sangue oculto nas fezes e colonoscopia), a doença é um desafio para o sistema de saúde.
Março Azul
Para reverter os indicadores, a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) e a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) uniram esforços e lançaram a Campanha Março Azul 2023 para alertar a população de que a doença pode ser prevenida.
Com o tema “Saúde é prevenção: cuide de você, evite o câncer de intestino”, a campanha – que acontece pelo terceiro ano consecutivo – quer sensibilizar profissionais da saúde, gestores públicos e tomadores de decisão sobre os riscos relacionados a essa doença e a necessidade de se facilitar o acesso ao seu diagnóstico e tratamento precoces para reduzir sua incidência. Essa meta, avaliam, deve unir o sistema de saúde e entidades de especialidades médicas, com foco na qualidade de vida e na saúde da população brasileira.
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima 45.630 novos casos de câncer de intestino para o triênio de 2023 a 2025 no Brasil. Se vierem a se confirmar tais projeções, a doença alcançará um contingente superior a 136 mil brasileiros. Segundo a instituição, o risco estimado é de 21,10 casos por 100 mil habitantes: sendo 21.970 casos entre os homens e 23.660 casos entre as mulheres. Os dados mais recentes do Sistema de Informações sobre Mortalidade – SIM do DATASUS, de 2020, mostram que 20.245 pessoas morreram de câncer de cólon, reto e ânus.
Entre os principais sintomas estão:
- Alterações do hábito intestinal: diarreia ou constipação de início recente sem resolução espontânea ou com medicação;
- Presença de sangue nas fezes;
- Cólicas abdominais persistentes;
- Dor ao defecar e/ou sensação de evacuação incompleta;
- Redução do apetite com ou sem perda de peso; e
- Anemia
- Prevenção
- Entre os hábitos de vida que são recomendados para a prevenção da doença estão:
- Praticar exercícios físicos regularmente;
- Manter o peso sob controle;
- Não fumar;
- Não consumir bebidas alcoólicas em excesso;
- Ter uma alimentação rica em verduras, frutas, legumes, farelos e cereais integrais;
- Beber cerca de 2 litros de água por dia; e
- Evitar o consumo excessivo de carne vermelha e alimentos ultraprocessados e embutidos, como salsicha, peito de peru, linguiça, salame e presunto.
(Débora Bitencourt/GS/JS)
Fonte: TST
Março azul: TST se ilumina em prol da campanha nacional de prevenção ao câncer de intestino